Busca rapida

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bolo de Chocolate sem Ovos


Bolo de Chocolate sem Ovos
Resolvi fazer um bolo e cometi um dos erros mais básicos que se pode cometer! Não verifiquei se eu tinha todos os ingredientes!!! O que aconteceu? Não tinha ovo!!! Resolvi arriscar. Dei uma pesquisada na net e adaptei uma receita. O resultado? Bolo fofinho! Quer tentar?

Ingredientes para a massa do bolo – assadeira de furo tamanho 20
ü  2 xícaras de (chá) de trigo peneiradas
ü  1 xícara de (chá) de açúcar peneirado
ü  ½ xícara de (chá) de chocolate em pó
ü  ½ xícara de (chá) de achocolatado em pó
ü  1 xícara e ½ de (chá) de água morna
ü  ½ xícara de (chá) de óleo
ü  ½ colher de (sopa) de bicarbonato de sódio peneirado
ü  ½ colher de (sopa) de fermento em pó peneirado
Pré aqueça o forno a 190° por cerca de 10 minutos.
Unte e enfarinhe uma assadeira com furo no meio. A que eu usei foi a de número 20. Acredito que se você optar por usar uma assadeira maior ou uma retangular, o bolo vai ficar mais baixo.
Coloque na tigela da batedeira o trigo, o açúcar, o chocolate e o achocolatado em pó. Misture esses ingredientes delicadamente. Na sequência, acrescente o óleo e misture até que tenha o aspecto de uma farofa. Acrescente a água morna e mexa delicadamente com uma colher até que os ingredientes fiquem incorporados por completo. Ligue a batedeira e bata essa massa por cerca de 5 minutos. Procure fazer com que a massa vá ficando com bastante bolha. Isso ajudará o bolo a ficar ainda mais macio. Desligue a batedeira e coloque o bicarbonato e o fermento. Mexa delicadamente, com movimentos circulares de baixo para cima, para a massa continuar com as bolhas.
Obs: não se assuste que a massa fica um pouco mole. É normal.  
Leve para assar por cerca de 30 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete com uma faca. Ela deverá sair limpa. Retire o bolo do forno e espere ele esfriar. Eu não esperei e ele deu uma leve quebradinha (foto 1). É como diz o ditado, às vezes a pressa é inimiga da perfeição. De qualquer forma o bolo ficou muito macio.
            Sugestão para a Cobertura
ü  4 colheres de creme de leite
ü  12 pedacinhos de chocolate amargo
Leve o creme de leite ao fogo e coloque junto o chocolate. Mexa até que os ingredientes se incorporem. Essa é uma cobertura mais grossa, que dá para dar uma leve decorada no bolo (foto 2). Dá pra fazer também uma cobertura que já postei. Clique aqui para ver.
Dica 1: quem quiser, pode usar 1 colher de sopa de fermento ao invés de usar meia de fermento e meia de bicarbonato. No momento de fazer a receita eu tive essa ideia e coloquei. Achei o resultado foi positivo.
Dica 2: quem quiser um bolo ainda mais amargo pode usar apenas o chocolate em pó. Eu resolvi usar um pouco de achocolatado para dar uma amenizada no amargo do chocolate. Mas isso é uma questão de gosto e não altera a receita. Quem quiser um bolo mais doce, pode usar também só o achocolatado.
Imagino que seja possível fazer o cupcake também, mas ainda não testei. Assim que eu fizer, posto aqui para vocês!!!
Gostaram? Vamos lá!
Hum...Bom Apetite!!!
 (foto 1)




(foto 2)

2 comentários: